quinta-feira, 23 de maio de 2013

VAMOS À BICAS ?



Sendo fiel a tradição de realizar excursões pedagógicas com seus alunos,a Escola Municipal Professora Elza Rogério esta se preparando para conhecer a cidade de Bicas.O município de Bicas é um município pólo em sua região, está inserido na região da Zona da Mata de Minas Gerais e faz parte da microregião de Juiz de Fora. Integrando o domínio dos Planaltos Cristalinos Rebaixados, entre a Serra da Mantiqueira e do Vale do Rio Paranaíba do Sul, com o Rio Cágado e seus afluentes compondo a rede de drenagem. Faz limite com os municípios de São João Nepomuceno, Pequeri, Chácara, Juiz de Fora, Rochedo de Minas, Maripá de Minas e Guarará. . 
O município conta com um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que se localiza na parte central da cidade e atende a todas as áreas de vulnerabilidade social. Densidade demográfica (hab./km²) = 91,4; Mortalidade infantil até 1 ano (por mil) = 22,9; Expectativa de vida (anos) = 72,0; Taxa de fecundidade (filhos por mulher) = 2,2; Taxa de Alfabetização = 91,4%; Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) = 0,799.
No município de Bicas são desenvolvidas atividades nos três setores da economia. No entanto merecem destaque o comércio e o setor de prestação de serviços, que estão entre as mais importantes atividades econômicas da cidade.
Destaque-se ainda a pecuária leiteira, com cerca de 84% do território ocupado por pastagens, cuja produção anual gira em torno de 2 milhões de litros de leite, abastecendo o mercado local, além de boa parte ser escoada para municípios como Juiz de Fora e Rio de Janeiro. Outras atividades desenvolvidas na região são a suinocultura, a pecuária de corte e avicultura. Na agricultura predominam os pequenos produtores, cultivam principalmente café, arroz, milho, feijão, hortaliças e frutas.
A extração mineral e a transformação de produtos minerais não-metálicos são as principais atividades do setor secundário, onde funcionam várias indústrias.
Uma grande parte do dinheiro que circula na cidade é movimentado pelo setor terciário, que envolve o comércio e a prestação de serviços.
Sobre os aspectos ambientais o município possui, integrado ao seu perímetro urbano, numa grande área verde localizada junto ao Parque de Exposições, o Horto Municipal que é de fácil acesso para a população. Desde 1998, a área começou a ser usada por algumas entidades ligada à questão ambiental, incluindo a organização não-governamental Grupo Brasil Verde. Também neste período começou a ser revitalizado o trabalho de produção de mudas de diversas espécies. Este trabalho envolve parceiros como a ONG, a Emater, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Prefeitura Municipal.
Ainda na área ambiental, destacamos a obra de canalização do Córrego São José, que corta praticamente todo o perímetro urbano. Em parceria da Prefeitura Municipal de Bicas com a COPASA, tem-se em andamento as obras de construção da rede interceptora de esgoto, que não será mais despejado no córrego e passará por rede própria até chegar na estação de tratamento, cuja construção também faz parte do projeto.
O transporte é facilitado pela malha rodoviária que corta o município, sendo a BR-267 e a MG-126, além disso, o município fica a poucos quilômetros da BR-040 e da BR-116 tendo acesso às principais rodovias de integração do país. Possui ainda dois ônibus urbanos que fazem a linhas: Bicas – Santa Helena (Distrito de Bicas) e outra de Bicas – Guarará (Município Vizinho), uma vez que estes municípios formam um só aglomerado urbano.
A infra-estrutura urbana básica que compreende a rede de abastecimento de água, iluminação pública, pavimentação, esgotamento sanitário, rede de coleta de águas pluviais e serviço de coleta de lixo, ultrapassam os 97% dos domicílios, possuindo alguns casos de ausência de rede elétrica na zona rural e alguns problemas isolados de captação de água pluvial, porém, já com projetos para serem sanados.
A rede de ensino é composta por 3 escolas particulares, 2 escolas estaduais e 9 escolas municipais que contam com um nutricionista que prepara o cardápio das escolas e faz o acompanhamento da merenda.
O município também conta com uma extensa rede de serviços sócio-assistenciais como a Associação São José de Bicas (Hospital), Associação São Vicente de Paula, Lar Cristão Paulo de Tarso (Asilo), Associação Mario Bianco Gianini, Casa da Júlia, Serviço de Proteção à Maternidade e à Infância D. Angelina de Almeida, Associação Espírita Morada do Caminho dentre outros centros espíritas e pastorais como a da Criança e a da Família, além disso o município conta com pelo menos 2 Associações de Bairros legalmente constituídas, dois jornais e duas rádios, sendo uma comunitária e uma Associação de Pequenos Produtores de Bicas e região. Conheça agora alguns pontos turísticos de Bicas:

                                                                  PRAÇA SÃO JOSÉ 


SANTUÁRIO ECOLÓGICO ÁGUA SANTA 
Segundo histórias narradas por imigrantes italianos, no século passado, um grupo de escravos acometidos de lepra se isolou numa gruta no alto de uma montanha, perto da fazenda do Campestre, hoje localizada no Município de Bicas, estado de Minas Gerais. Lá, os escravos passaram a viver alimentando-se de inhame rosa e se banhando nas águas que brotavam da rocha. Dessa forma conseguiram a cura da terrível enfermidade. 
A tradição peregrina transformou a gruta no Santuário de Nossa Senhora da Água Santa, onde curas foram e têm sido relatadas por várias gerações, atribuindo-se os milagres à água. Na Água Santa, fé e natureza caminham juntas. A estrada que leva ao Santuário está sempre conservada pela prefeitura e o acesso de veículos se faz de forma tranquila, porém, muitas pessoas adotam a caminhada ecológica, curtindo assim a bela paisagem.  
Todos que conhecem o Santuário atestam que é no silêncio da montanha e na beleza do ícone da Senhora das Graças que se encontra a verdadeira paz. A principal comemoração acontece sempre no último domingo do mês de agosto: a festa de Nossa Senhora das Graças da Água Santa.
MUSEU FERROVIÁRIO

PESQUE E PAGUE PANTANAL