sexta-feira, 20 de abril de 2012

VAMOS A JUIZ DE FORA ?

Alunos e professores da Escola Municipal Professora Elza Rogério  começam a se  preparar  para conhecer a cidade de Juiz de Fora,cidade mais importante da Zona da Mata Mineira.Os textos e imagens a seguir servirão de fonte de pesquisa para os nossos trabalhos.
Museu Mariano Procópio, localizado em Juiz de Fora, é o primeiro museu surgido em Minas Gerais. Fundado em 1915 por Alfredo Ferreira Lage, abriga um dos principais acervos do país, com aproximadamente 50 mil peças.
Seu conjunto arquitetônico compreende dois edifícios: a Villa Ferreira Lage, construída entre 1856 e 1861, e o Prédio Mariano Procópio, inaugurado em 1922. Atualmente, ambos se encontram em reformas, estando fechados para visitação pública.
Além do conjunto histórico, conta com um acervo natural de grande importânciaecológica, valorizando em seus jardins a exótica flora brasileira.

Museu Ferroviario de Juiz de Fora


Museu Ferroviário de Juiz de Fora é um museu localizado em Juiz de ForaMinas Gerais. Dedicado à história da ferrovia no município e também no Brasil, foi inaugurado em agosto de 2003.

Universidade Federal de Juiz de Fora


A UFJF foi criada em 1960 por ato do então Presidente Juscelino Kubitschek, a fim de tornar-se um pólo acadêmico e cultural de uma região de 2,5 milhões de habitantes no Sudeste do Estado de Minas Gerais que tem como centro a cidade de Juiz de Fora. 



Parque Halfeld


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Parque Halfeld é um parque localizado no município de Juiz de ForaBrasil
Situado em ponto nobre,na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Halfeld,
 é o primeiro logradouro público da cidade.

História

O terreno onde se localiza o parque pertencia ao engenheiro Henrique Halfeld,
sendo adquirido pela câmara em 1854 por mil réis.[3] Conhecido originalmente
 como Largo Municipal e posteriormente Jardim Municipal, o local era, até 1879,
descuidado, servindo para a armação de espetáculos circensescavalhadas e
 outras formas de entretenimento itinerante. 
Em 1901, o Coronel Francisco Mariano Halfeld (filho de Henrique) contratou a empresa
Pantaleone Arcuri & Spinelli e pagou do próprio bolso a quantia de vinte e seis contos de réis
para uma nova reforma do jardim municipal, que recebeu em sua homenagem, 
através da Resolução n° 472, de 31 de julho daquele ano, a denominação de Praça Coronel Halfeld.
As obras foram inauguradas em 1902, e em 1923 a praça voltou a ser remodelada,
sendo retirados os gradis que a circundavam. Desde então vem sofrendo alterações,
 algumas menores e outras significativas, em praticamente todos os governos,
principalmente a partir de 1965.[4] A última reformulação paisagística ocorreu em 1981,
quando o Parque Halfeld, como é atualmente conhecido, teve sua área de terra e areia
substituída por novos passeios de pedra portuguesa e diversas árvores derrubadas.
Dos elementos implementados no projeto de 1901, restaram apenas o lago,
a ponte e o quiosque com estrutura imitando bambu.
Foi tombado pela prefeitura em 29 de dezembro de 1989.

Catedral Metropolitana de Juiz de Fora


Catedral Metropolitana de Juiz de Fora é um templo católico localizado no centro da
 cidade de Juiz de Fora. É sede da Arquidiocese de Juiz de Fora, cuja jurisdição abrange
 37 municípios da Zona da Mata Mineira, e templo oficial do Arcebispo Metropolitano,
 Dom Gil Antônio Moreira, onde são realizados os principais e mais solenes eventos
 e celebrações da Igreja Católica da região.[1]



Origem:  Wikipédia, a enciclopédia livre.


CENTRO CULTURAL BERNARDO MASCARENHAS
 Histórico
“Mascarenhas, meu amor!”, campanha de artistas, jornalistas e intelectuais de Juiz de Fora e do país, na década de 80, marcou a história da cidade e contribuiu, de forma decisiva, para que a antiga fábrica de tecidos de Bernardo Mascarenhas se transformasse em espaço de cultura. A inauguração do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas aconteceu em 31 de maio de 1987, exatamente cem anos depois do início da construção da velha fábrica de tear.
O pioneirismo do empresário Bernardo Mascarenhas, que veio de Curvelo (MG) para Juiz de Fora, em 1822, impulsionou o crescimento industrial da cidade, com a construção da Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas e da primeira Usina Hidrelétrica da América Latina. Sua fábrica de
Clique na imagem para ampliar
tecidos, a Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas, começou a funcionar em maio de 1888, com 60 teares ingleses, foi a primeira a utilizar um motor elétrico Westhinghouse no país, em 1898 e também pioneira ao instalar música ambiente em suas instalações, em 1932. À época da inauguração, os jornais e revistas do país destacaram o empreendimento, especialmente pelas características arquitetônicas do prédio, hoje importante complexo histórico-cultural de Juiz de Fora, referência da fase de industrialização mineira do início do século XX. A expansão e avanço tecnológico da fábrica não resistiram às modificações político-econômicas do Brasil. Em 14 de janeiro de 1984, a Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas encerrou suas atividades, deixando um terreno de 10.450 m2, com uma área coberta de aproximadamente 7000 m2, patrimônio utilizado para pagamento de dívidas ao Estado de Minas Gerais e à União.

Clique na imagem para ampliar

A Prefeitura de Juiz de Fora tinha interesse em preservar o complexo arquitetônico. Em 1982, iniciou o processo de tombamento municipal do prédio, assinado em 19/01/1983. Entre os anos de 1983 e 1987, negociou a compra das instalações da fábrica, que foi totalmente restaurada para abrigar o Centro Cultural e o Mercado Municipal, preservando-se as suas características originais.
A transformação da fábrica de tear em espaço de cultura foi, em 1987, o mais ousado projeto cultural de Minas Gerais, que tinha ação similar apenas em São Paulo, na Fábrica Pompéia. A inauguração brindou a população com intensa programação artística.
Em 1997, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas foi fechado para reforma e reaberto em 2000, totalmente restaurado, mantendo suas características arquitetônicas originais. Com a participação dos setores artísticos, a FUNALFA democratizou as diretrizes para a ocupação do espaço, com a criação de editais.
Hoje, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas abriga relevantes manifestações artísticas da cidade e de outros centros do país. Visando aprimorar a sua infra-estrutura e permitir o acesso de portadores de necessidades especiais, o espaço passará por reformas estruturais.
Fonte:FUNDAÇÃO CULTURAL ALFREDO FERREIRA LAGE (FUNALFA)



O Independência Shopping é o primeiro grande shopping de Juiz de Fora e o único shopping em um raio de 100Km. Está estrategicamente localizado em uma das principais vias da cidade e a apenas 5 minutos do centro.

Sua arquitetura moderna segue as últimas tendências internacionais: um shopping em curva, com vitrines avançadas que facilitam a visibilidade das lojas, corredores amplos e iluminação natural. Juntam-se a estes diferenciais as varandas externas que permitem uma linda vista panorâmica da cidade.

Com mix sofisticado de marcas locais e nacionais, o shopping possui 152 lojas e forte ancoragem, 3 pisos de estacionamento e um completo corredor de serviços, sem contar com cinco salas de cinema multiplex e as operações de lazer Magic Games e Saraiva Mega Store.

Com a chegada do shopping, Juiz de Fora se consolida como cidade pólo da região e capital da Zona da Mata, atraindo cerca de 2 milhões de pessoas do entorno, além de visitantes do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

Inauguração: Abril de 2008.
Área construída: 85.000m²
Âncoras: 4 (Renner, C&A, Leader e Lojas Americanas).
Mega Lojas: 6 (Casas Bahia, Ponto Frio, Centauro, RiHappy, Ricardo Eletro e Saraiva Mega Store).
Satélites: 104
Lazer: 5 salas de cinema UCI Kinoplex, Magic Games e Saraiva Mega Store.
Estacionamento: 1300 vagas
Distâncias: 184Km do Rio de Janeiro, 272Km de Belo Horizonte, 506Km de São Paulo.
 


Um comentário:

  1. Minha querida Marlúcia. Seu blog está mesmo muito bacana ...continue assim!

    ResponderExcluir