segunda-feira, 1 de setembro de 2014

VII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO-UMA OUTRA EDUCAÇÃO PARA MINAS É POSSÍVEL-35 ANOS DE SIND-UTE MG

Beber na fonte,restaurar as forças na luta por uma educação pública de qualidade.Conhecer a nossa história de luta.Identificar-se como trabalhadora da educação que educa os filhos e filhas dos trabalhadores e trabalhadoras de MG.Eu sei quem sou e a que classe pertenço e me orgulho disso!Trago no coração cada colega de trabalho ,companheiros e companheiras de uma longa,difícil e linda caminhada.A todos eles,independente das nossas ideologias ,meu profundo respeito e carinho.A certeza de que todos educam e me educam a cada dia de convivência.Trago na mente meus queridos alunos.Aqueles que me desafiam todos os dias e me fazem mais forte na luta pelo meu direito de trabalhar,e trabalhar dignamente,e pelo direito de todos aprenderem.Razão de ser da ninha vocação e do meu trabalho,a eles dedico todo meu entusiasmo e energia.
Partilho com vocês alguns pontos que me marcaram nesta conferência.Algumas falas dos companheiros que partilharam com a gente seus saberes e suas emoções:
-Segundo Luiz Dulce,"Melhorar a educação é a nossa maior vingança contra os que nos oprimem."
-Beatriz Cerqueira ressaltou que "Celebrar os 35 do SIND UTE MG  é celebrar nossas conquistas e nossa resistência.Porque se não celebramos sentimos vontade de desistir."
-Segundo Miguel Arroio,o professor é o trabalhador da educação,agente do processo educativo.A escola pública é a escola dos filhos dos trabalhadores.O movimento docente cutuca o Estado e o incomoda.A escola não tem adolescentes violentos,a escola tem adolescentes violentados.A educação está atrelada a um conjunto de outros direitos.A luta pela educação tem que estar atrelada a outros movimentos.Hoje estão chegando à escola pública os que nunca chegaram.Professores e alunos já não são os mesmos.
-Mônica maria de Souza refletiu conosco "A educação em Minas como simulação e ilusão."As ausências e faltas que existem na escola são camuflados pela pedagogia mediática das propagandas.
-Renata Campos Miranda Bragança,professora de história do ensino médio,relatou que o governo de Minas criou o Reinventando o Ensino Médio e os professores tem que inventar o que fazer em sala de aula.O currículo é vago.Não há material para as disciplinas de empregabilidade.Tem escola que não tem nem laboratório de informática.O governo de Minas tem pensado a educação por nós!
-Flávia Pereira Xavier esclareceu que o IDEB é composto pelo desempenho dos alunos nas avaliações externas e pelo rendimento da escola medido pelo número de aprovações,evasões entre outros.Se o número de aprovações cai o IDEB cai.A proficiência em matemática tem mais peso que a proficiência em leitura.
-Liliane Resende lembrou que a educação é um direito social garantido pela constituição e que é de responsabilidade do Estado.O projeto de Qualidade total  coloca a educação como responsabilidade de todos e tira a responsabilidade do Estado.
-Jussara Bueno de Queiroz Paschoalina nos ajudou a refletir sobre os desafios da profissão docente:Nos últimos anos construiu-se a concepção de que ser professor é ser sofredor.No contexto social temos a desvalorização do trabalho docente,a culpabilização do professor,a fragilidade e vulnerabilidade do professor,a indisciplina e a violência.Para enfrentar isso temos que agir primeiro na dimensão individual,tendo consciência da nossa escolha,buscando formação continua,enxergando o trabalho como uma parte da nossa vida,outros momentos também são importantes para não adoecermos.Na escola precisamos do trabalho em equipe,de um trabalho coeso e do respaldo da comunidade.O sindicato como instituição pode nos ajudar em nossas relações com o governo,mas ele exige nossa participação.
-No momento cultural com Carlos Nunes aprendemos que "O riso é um estado de iluminação.Quando estamos rindo não estamos pensando no futuro nem sofrendo pelo passado.Renunciar um ideal enruga  a alma.Você pode ser tão jovem quanto sua fé ou tão velho quanto sua descrença."
-Frederico Santana(Fred) esclareceu que a constituição de 1988 limitou o processo dos avanços sociais e da democratização.Temos 9%de mulheres no Congresso Nacional.A cada R$1,00 que as empresas investem em um candidato lucram 8 vezes mais.Daí a importância do Plebiscito e abaixo assinado pela Reforma Política.
-Jairo Nogueira filho,secretário geral da CUT Minas ressaltou a importância do processo educativo da classe trabalhadora destacando a greve de 2011 como momento importante deste processo com a mobilização de vários sindicatos e movimentos cresceu a conciência de que somos todos trabalhadores.O governo mineiro foi questionado e a população começou a duvidar das palavras do governador.
-Sônia Rozeno,Pedagoga da Terra do MST,trouxe a reflexão sobre A Educação do Campo e da Cidade,destacando as conquistas do MST para a educação no campo: Acórdon sancionado em 2014 para dificultar o fechamento de escolas. Pronacampo(2012) que incentiva a pernanência dos jovens no campo.As 1500 escolas do MST com Educação infantil,Ensino fundamental,Ensino médio e EJA. As 60 universidades parceiras com 6 mil formados em cursos direcionados ao campo e a pedagogia do MST.70 médicos formados em Cuba..A luta com os movimentos sociais e sindicais através do Quem Luta Educa,formado a partir da greve de 2011 que fortaleceu a luta contra o fechamento das escolas."Fechar escola é crime!"Sõnia concluiu sua fala com uma frase de Bertold Brecht "Pergunta sempre a cada ideia:a quem serves?"
-Lincon da Associação Mineira de Estudantes Secundaristas denunciou que as escolas estão sem laboratórios,sem mesas,sem carteiras.Nem com o "Arrebentando o Ensino Médio"a estrutura melhora.
-Priscila,militante do Levante Popular da Juventude,reafirmou que" Uma outra educação é Possível com o povo no poder!"
Todos os candidatos ao governo de Minas foram convidados para apresentarem suas propostas e assinarem uma carta compromisso com a nossa categoria.Nem todos aceitaram este convite.Estiveram presentes:
-Fernando Pimentel,do PT, se comprometeu a pagar o piso salarial como deve ser pago,remontar a carreira do professor e recuperar o sentido de carreira dos funcionários públicos.fazer um novo projeto de educação para minas junto com os trabalhadores
-Tulio Lopes do PCB,se apresentou como o candidato mais Jovem ao governo de Minas,professor de história na escola pública e Universidade Estadual.O objetivo principal de sua campanha é denunciar o que esta acontecendo na realidade em MG.Os professores das universidades estaduais de MG recebem o menor salário do país,menos que o piso nacional.Derrotar o projeto tucano em MG é fundamental.O lema da sua campanha é "Façamos nós com nossas mãos tudo que a nós diz respeito."
-Victória,candidata a vice governadora pelo PSTU e seu companheiro Fidelis,candidato a governador pelo PSOL afirmou sua candidatura uma candidatura de trabalhadores pelos trabalhadores.Só os trabalhadores podem mudar Minas!
_Eduardo,candidato pelo PSDC é o primeiro candidato negro ao governo de Minas Gerais.Agora é a hora,é hora de mudar!
Foram feitas várias perguntas aos candidatos e antes de encerrar a conferencia Beatriz Cerqueira esclareceu sobre a situação dos companheiros atingidos pela Lei 100: Terça-Feira, dia 02/09 estará sendo ajuizada na justiça um a ação por danos Morais e pelo pagamento do FGTS aos servidores da lei 100.Os servidores que quiserem entrar individualmente podem procurar o setos jurídico do sindicato.Não é possível entrar com uma ação para manutenção do cargo.Os servidores voltaram para o regime próprio da previdência.Situações como aposentadorias e ajustamentos funcionais estão sendo questionadas ao estado.A recomendação é que as pessoas que estão doentes não voltem a trabalhar.qualquer proposta de se criar uma nova lei que garanta os cargos da lei 100 é enganosa .Nenhum servidor é obrigado a assinar o documento de desligamento a não ser que queira se desligar totalmente do estado.Maiores informações acesse o site do SIND-UTE MG..Espero que essas anotações tenham contribuído para enriquecer de alguma forma o conhecimento daqueles aos quais representei nesta conferência.

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